SÃO PAULO SE PREPARA PARA SEDIAR O MAIOR EVENTO DE TRADIÇÃO BANTU NO BRASIL

SÃO PAULO SE PREPARA PARA SEDIAR O MAIOR EVENTO DE TRADIÇÃO BANTU NO BRASIL

São Paulo se prepara para sediar o maior evento de tradição Bantu no Brasil, o Encontro Internacional das Tradições Bantu no Brasil e na África: Cultura, Costumes e Hábitos de um Povo Transatlântico (IV ECOBANTU), previsto para acontecer os dias 4, 5 e 6 de maio de 2018.

Waldir Damasceno, presidente do conselho diretor do instituto Latino Americano de Tradições Bantu (ILABANTU) formalizou pessoalmente o convite para a participação da Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) no evento e destacou a importância da cultura Bantu na formação e desenvolvimento do vernáculo brasileiro.

Na ocasião, o Secretário Juvenal Araújo, agradeceu a oportunidade e destacou ainda que a institucionalização de apoio a iniciativas de promoção da igualdade racial podem ser mais facilmente viabilizadas pela adesão dos entes federados ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) – o sistema contribui nos processos de criação ou fortalecimento de órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial em âmbito municipal e estadual, levando a uma gestão descentralizada e democrática da política em nível nacional.

“Nosso desafio é conscientizar gestores públicos de que a política de promoção da igualdade racial não é uma despesa, pelo contrário, a criação desses órgãos em seus estados e municípios podem fomentar os recursos locais para que possam efetivamente fortalecer as parcerias e trabalhar o desenvolvimento e a consolidação de nossas pautas”, ressalta.

Conheça mais o IV ECOBANTU – Nascido do espirito de luta e reafirmação, junto a lideranças do movimento negro e de povos e comunidades tradicionais de matriz africana, o evento contará com representantes de sociedade civil e de governo dos países da África do Sul, Angola, Gabão, República Democrática do Kongo, Moçambique, Senegal, Cuba, Colômbia, Bolívia, Paraguai e Uruguai e observadores de países da União Europeia (França, Espanha) e Estados Unidos.

O IV ECOBANTU contará com o lançamento do Dicionário Português Kikongo, feira de literatura com a participação de escritores do Brasil, Angola, Moçambique e Cuba; artesanato; empreendedorismo negro, moda africana e afro-brasileira, intervenções culturais, exibição de filmes e shows de artistas brasileiros e africanos.

SERVIÇO:
O que: Encontro Internacional das Tradições Bantu no Brasil e na África: Cultura, Costumes e Hábitos de um Povo Transatlântico (IV ECOBANTU)
Quando: 4, 5, 6 de maio de 2018 das 13h às 20 horas
Onde: Memorial da América Latina – Auditório Simão Bolivar – São Paulo/SP
Informações: ilabantu@inzotumbansi.org

Culturais Notícias