PMFS: Emoção e fé de “seu” Domingos pela Festa do Vaqueiro de Ipuaçu

PMFS: Emoção e fé de “seu” Domingos pela Festa do Vaqueiro de Ipuaçu

“Seu” Domingos da Cruz (foto) tem 80 anos. Disposição invejável para a idade. Não perde uma festa do Vaqueiro no distrito Governador João Durval (Ipuaçu). Na noite de sexta-feira, 25, ele marcou presença, mais uma vez, na missa celebrada na sede, que dá início ao evento.

Domingos é vaqueiro há 63 anos. É devoto fervoroso de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do distrito. Aliás, a procissão conduzindo a imagem da santa tem concentração na casa de “seu” Domingos, há 2 km da sede. “É uma honra para mim e minha família. Desde o início de tudo, há 19 anos, a procissão começa lá em casa”, explica.

Festa começou no mês de abril

Neste domingo, 27, grande dia do desfile dos vaqueiros, ele promete estar presente. “Me visto como os vaqueiros antigos, encourado, para homenagear Nossa Senhora e também minha profissão, que faço com orgulho até hoje”, acentua. A cavalgada tradicional começa às 9h, saindo da Fazenda Pedra da Canoa.

Jurandir Carvalho (foto) é sobrinho de “seu” Domingos. Um dos idealizadores da festam lembra como tudo começou. “Foi a partir de uma cavalgada. No começo era em abril. Depois passou para maio, devido à fundação do distrito, que faz agora 160 anos”, informa.

Prefeitura programou várias atrações musicais

“Seu” Domingos, Jurandir e um grande público de toda a região vão comemorar a Festa do Vaqueiro de Ipuaçu até este domingo.

Neste sábado, 26, começa a parte profana, com muita música. A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultural, Esporte e Lazer, programou as seguintes atrações para animar o público: Danilo Almeida, Regis Souza, 100 Parêa e Vaqueirama.

 

Fonte: Municípios em Foco

Cidades Notícias