João Gualberto deve desistir de candidatura nos próximos dias

João Gualberto deve desistir de candidatura nos próximos dias

Ao que tudo indica, está tudo certo para que José Ronaldo (DEM) e João Gualberto (PSDB) saiam juntos na corrida eleitoral de 2018. Há um desejo de aliados de ambos os lados para que a união aconteça, já que o grupo precisará ter força para enfrentar o governador Rui Costa (PT) nas urnas. O deputado federal Jutahy Magalhães (PSDB), que já está garantido na chapa ao Senado, “confirmou” para a imprensa ontem que a decisão de chapa única para a corrida ao Palácio de Ondina está tomada. “Chegamos à conclusão de que o melhor é ter única candidatura entre José Ronaldo e João Gualberto. Isso já está definido. Eu tenho absoluta convicção de que no máximo em uma semana teremos uma candidatura única do PSDB e do DEM”, afirmou Jutahy, ontem, ao Bahia Notícias.
A aproximação entre o DEM e PSDB nacionalmente foi um dos fatores apontados para a aproximação, além do melhor posicionamento para os deputados estaduais e federais do partido. A única coisa que falta ser definida é a cabeça de chapa. Entretanto, o cenário  mais favorável fica para José Ronaldo, que conta com o apoio do prefeito ACM Neto (DEM). “O fundamental era termos a decisão da unidade. Isso está tomada. Vamos ter um anúncio público de qual foi a decisão tomada. O primeiro passo foi decidir que será uma única candidatura. E temos dois nomes altamente qualificados que com certeza irão representar os desejos da Bahia”, defendeu.  Procurado pela Tribuna, Gualberto afirmou que vai tomar a decisão no final do mês. “Há um desejo de todo o grupo para isso. Até o final do mês iremos decidir isso”, assegurou. “Claro que tem as questões do cenário nacional, mas temos que resolver as questões locais da Bahia aqui mesmo”. Durante uma visita à Tribuna na última quarta-feira (16), Zé Ronaldo também disse que as conversas com o PSDB “evoluíram muito bem”. “Isso não é só uma questão da chapa para governador. É uma questão que também passa pelas chapas proporcionais e essas coisas todas que estão sendo discutidas. Sempre acreditei na união e trabalho incansavelmente por esse objetivo”, declarou ao jornal na ocasião.
Neto diz que unidade depende do PSDB
O prefeito ACM Neto (DEM) afirmou ontem que também está envolvido nas conversas para atrair o PSDB à chapa de Zé Ronaldo (DEM). Ele conversou com jornalistas durante uma cerimônia da prefeitura no bairro da Pituba em homenagem ao escritor João Ubaldo Ribeiro. Para o gestor democrata, o martelo será batido quando os tucanos tomarem uma decisão. “É claro que estou acompanhando. Essas conversas estão acontecendo com a minha participação também. Nesta semana, tive duas conversas com o deputado João Gualberto, na semana passada tive outras duas conversas com ele e é possível até q a gente volte a se encontrar no final de semana… e a minha esperança é que até o final da próxima semana a gente possa anunciar um entendimento entre PSDB e Democratas”, disse.
“Hoje depende muito mais do PSDB, mas Gualberto é convergente e está na mesma direção. Está se aproximando de ser oficial. As conversaram avançaram muito da última semana para cá. O tempo da condução de tudo isso está mais com o PSDB”, continuou. O gestor soteropolitano também foi indagado sobre uma possível aliança com o MDB. “Quem pode falar é Zé Ronaldo. Não tenho nem posições nem vetos”, declarou. À Tribuna, Ronaldo já afirmou que aguarda o apoio da legenda emedebista.
Tribuna da Bahia
Notícias Política